Saúde com ciência

Saúde com ciência

Ethel Maciel


Todas as terças-feiras, sempre a partir das 11h, a professora e epidemiologista Ethel Maciel trará um assunto novo na área de saúde com evidências e pesquisas científicas.

Comentaristas

Adriana Müller

CBN e a Família

Alberto Nemer e Cássio Moro

Retrabalho

Andréa Salsa

CBN Vida Profissional

Celso Bissoli

Economia do Cotidiano

Edson Ruy

Viaje na CBN

Entrevistas

CBN Vitória

Entrevistas

CBN Cotidiano

Filicio Mulinari

Pensamento Cotidiano

Filipe Souza

Arquibancada CBN

Gilberto Sudré

CBN e a Tecnologia

Helder Trefzger

Clássicos CBN

Henrique Bonaldi

Consultório CBN

José Eduardo Coelho Dias

CBN Questões de Família

José Márcio de Barros

CBN Investimentos

Juarez Campos

CBN e as Dicas do Chef

Juliana Santos

Meu Filho na Escola

Letícia Gonçalves

CBN e a Política

Lucy Mizael

CBN Na Sua Casa

Marco Bravo

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

Marlo Barcelos

Mercado Financeiro

Polícia Federal

Segurança em Foco

Polícia Rodoviária Federal

Direção Segura

Ricardo Barbosa

Pit Stop CBN

Roberta Larica

Boa Mesa CBN

Tatiana Sacchi

Clube Pet CBN

Abdo Filho

Economia e Negócios

CBN Vitória

Eleitor Capixaba Bem Informado

CBN Vitória

Direitos Humanos - Que História é Essa

CBN Vitória

Corrupção: Que História é Essa?

CBN Vitória

Espírito Santo: Que História é Essa?

CBN Vitória

Refugiados: Que História é Essa?

CBN Vitória

Nostra Gente

CBN Vitória

Justiça, Segurança e Cidadania

CBN e A GAZETA

Democracia: que história é essa?

Ethel Maciel

Saúde com ciência

Evelize Calmon

Pitadas

Felipe Storch

Conversa de Bolso

Giovana Duarte

CBN Guia Capixaba

Marcela Scaramella

Sextou CBN

Marcus Vinicius Sant'Ana

Histórias do cotidiano

Paula Favarato

O MUNDO COTIDIANO

Tati Arruda

Cotidiano na Moda

Últimos Áudios

Polêmica na COP30: é seguro tomar açaí? Especialista explica!
Saúde com ciência

09/09/2025 - Polêmica na COP30: é seguro tomar açaí? Especialista explica!

Nas últimas semanas foi destaque a notícia que após repercussão negativa, a organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) modificou o edital para a contratação de empresas para operação de restaurantes nos espaços oficiais do encontro, que será realizado em novembro, em Belém. Alimentos locais, como açaí e tucupi, que foram barrados no texto anterior, agora poderão ser servidos no evento. Segundo informações da Agência Brasil, a mudança foi feita pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), após atuação do governo federal, por meio do ministro do Turismo, Celso Sabino. Em nota, a organização informou que, após análise técnica, foi publicada uma errata para incorporar a culinária paraense."Houve um equívoco de, no edital de seleção de quem iria fornecer os alimentos para a COP, proibir a entrada dos principais ingredientes da nossa gastronomia. Veja só: açaí, tucupi e maniçoba. Rebatemos prontamente e jamais vamos aceitar. A gastronomia de Belém é uma das mais deliciosas do planeta — disse Sabino durante participação no programa “bom dia, ministro”, do governo federal. Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Quais doenças se espalham mais rápido? Especialista explica!
Saúde com ciência

02/09/2025 - Quais doenças se espalham mais rápido? Especialista explica!

Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel explica sobre o que é a chamada "escala de contágio" de doenças. Especialistas explicam que cada infecção recebe um valor chamado R0 (ou R-nought) – valor que pode ser calculado para doenças transmissíveis – com base em quantas pessoas provavelmente serão infectadas por outra. Assim, para um R0 de dois, cada paciente infectado transmitirá a doença a duas outras pessoas. Que, coletivamente, a transmitirão a mais quatro. E assim se desenrola um surto, ou uma epidemia. A medida R0 indica como uma infecção se espalhará em uma população. Se for maior que um, o resultado é a propagação da doença. Um R0 de um significa que o nível de pessoas infectadas permanecerá estável e, se for menor que um, a doença geralmente desaparecerá com o tempo. Ouça a conversa completa!

O calendário de vacinação para gestantes e idosos no Brasil
Saúde com ciência

26/08/2025 - O calendário de vacinação para gestantes e idosos no Brasil

Nesta edição do Saúde Com Ciência, a comentarista Ethel Maciel finaliza a série especial do mês de agosto sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária da vida. Dessa vez, o destaque é com relação a vacina para gestantes e os idosos. A comentarista reforça: falar de vacinação para esses públicos é fundamental quando se fala da prevenção de doenças. Ouça a conversa completa!

Vacinação em adultos: quais imunizantes devem ser tomados?
Saúde com ciência

19/08/2025 - Vacinação em adultos: quais imunizantes devem ser tomados?

Nesta edição de "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel segue nas explicações sobre as vacinas que devem ser tomadas ao longo da vida. Dessa vez, o destaque é para o público adulto. 

Vacinas para adolescentes e jovens: saiba quais devem ser tomadas!
Saúde com ciência

12/08/2025 - Vacinas para adolescentes e jovens: saiba quais devem ser tomadas!

Na série especial do mês de agosto sobre a vacinação em cada faixa etária da vida, nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel detalha as vacinas que devem fazer parte da rotina de adolescentes e jovens. 

Tudo o que você precisa saber sobre vacinação em bebês e crianças
Saúde com ciência

05/08/2025 - Tudo o que você precisa saber sobre vacinação em bebês e crianças

Nesta edição de Saúde com Ciência, Ethel Maciel inicia uma série especial sobre vacinação. Durante o mês de agosto, a comentarista cita quais os imunizantes indicados para cada faixa etária e a importância da vacina em todas as fases da vida. Neste primeiro episódio, o destaque é a vacinação em bebês e crianças. Ouça a conversa completa!

Impacto das mudanças climáticas na saúde é pauta da COP-30
Saúde com ciência

29/07/2025 - Impacto das mudanças climáticas na saúde é pauta da COP-30

O impacto das mudanças climáticas na saúde é uma das pautas que serão discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima 2025, a COP-30. Antes do evento oficial, marcado para novembro, no Pará, o tema será debatido entre especialistas e lideranças presentes na Conferência Global sobre Clima e Saúde de 2025, que ocorre entre 29 e 31 de julho. Organizada pelo governo federal, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a conferência tem como objetivo a articulação do Plano de Saúde que será levado à COP-30. Nesta edição de Saúde Com Ciência, a comentarista Ethel Maciel explica alguns dos impactos crescentes dos extremos climáticos na saúde da população brasileira. Ouça a conversa completa!

Especialistas esclarecem dúvidas sobre vacinação!
Saúde com ciência

22/07/2025 - Especialistas esclarecem dúvidas sobre vacinação!

A ordem é se vacinar! Nesta edição do Saúde Com Ciência, a pedido dos ouvintes, a comentarista Ethel Maciel traz um tira-dúvidas sobre o assunto vacinação nos tempos atuais. Em destaque, diante do período de inverno e baixas temperaturas, estão questionamentos sobre a vacinação da Covid, Influenza e vírus sincicial. Mas também dúvidas sobre a vacina da herpes zóster e da Pneumo 20. Quem participa a da conversa é o médico infectologista Lauro Ferreira Pinto. Ouça a conversa completa!

Especialista tira dúvidas sobre avanço da tuberculose no mundo
Saúde com ciência

15/07/2025 - Especialista tira dúvidas sobre avanço da tuberculose no mundo

Alguns relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e modelagens epidemiológicas preveem que, entre 2025 e 2027, pode haver uma queda acentuada na detecção de casos e no acesso ao tratamento contra tuberculose. Neste período, poderão ocorrer entre 100 mil e 2,2 milhões de mortes adicionais por conta da doença. Esses cenários podem se tornar reais caso a retirada de financiamento de atividades de diagnóstico, tratamento, vigilância e pesquisa ocorra. Nesta edição de Saúde Com Ciência, a comentarista Ethel Maciel tira dúvidas sobre a doença. Ouça a conversa completa!

É gripe ou resfriado? Entenda as diferenças!
Saúde com ciência

08/07/2025 - É gripe ou resfriado? Entenda as diferenças!

Com a chegada do frio, os vírus respiratórios aparecem com mais força e muita gente confunde gripe com resfriado. Nesta edição de "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel fala sobre o assunto. Saber reconhecer os sintomas pode ajudar a evitar complicações. A gripe, por exemplo, costuma ser mais forte e com febre. O resfriado é mais leve, mas também merece atenção. Ouça a conversa completa!

Wegovy no SUS? Especialista explica discussão!
Saúde com ciência

01/07/2025 - Wegovy no SUS? Especialista explica discussão!

Nesta edição do "Saúde com Ciência", a comentarista Ethel Maciel traz como destaque a informação de que a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), órgão do Ministério da Saúde, realizou, ao longo do mês de junho, uma consulta pública para saber a opinião da população sobre incluir a semaglutida entre os medicamentos oferecidos pelo SUS. A substância, usada no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, é a base do Ozempic e do Wegovy. A proposta discute a oferta gratuita do tratamento com semaglutida de 2,4 mg, fórmula do Wegovy, para pacientes com obesidade grau 2 e 3, sem diabetes, com idade a partir de 45 anos e com doença cardiovascular estabelecida, como infarto do miocárdio ou AVC prévio. 

Brasil se declara país livre da gripe aviária; entenda
Saúde com ciência

24/06/2025 - Brasil se declara país livre da gripe aviária; entenda

Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel traz como destaque a notícia que o Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais. O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado na última quarta-feira (18) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O período de vazio sanitário teve início em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no país.

Covid: o que se sabe sobre a variante "Nimbus"? Especialista explica!
Saúde com ciência

17/06/2025 - Covid: o que se sabe sobre a variante "Nimbus"? Especialista explica!

Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel traz como destaque as informações sobre a nova variante do coronavírus, NB.1.8.1 — apelidada de “Nimbus” — que tem sido associada a relatos crescentes de um sintoma particularmente doloroso: dor de garganta intensa descrita por pacientes como "engolir cacos de vidro". Médicos dizem que a nova cepa Nimbus Covid agora é dominante no mundo todo, sob monitoramento rigoroso da Organização Mundial da Saúde. Os dados mais recentes da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido mostram que as internações hospitalares no Reino Unido aumentaram quase 10 por cento na última semana para a qual há dados disponíveis. As informações são do site "Yahoo". A comentarista explica. "É uma variante em monitoramento, subvariante da Ômicron. O alerta vem da Grã-Bretanha, com o relato de uma dor de garganta muito forte. Mas não é, até o momento, algo preocupante no sentido de aumentar o número de casos e ser mais virulenta. Entra, justamente, naquilo que a gente sempre fala de evolução da doença e o surgimento de novas variantes", explica. Ouça a conversa completa!

Vape: 'o pulmão humano é pra respirar coisas boas e não viciar', alerta Margareth Dalcolmo
Saúde com ciência

10/06/2025 - Vape: 'o pulmão humano é pra respirar coisas boas e não viciar', alerta Margareth Dalcolmo

Febre entre adolescentes, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, como os vapes, têm alto poder destrutivo para o pulmão humano, sendo 100 vezes mais agressivos do que o cigarro tradicional. O alerta é da médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz. "Essa geração merece fazer esportes, ter uma vida saudável, e não ficar nesses dispositivos que vão gerar dependência, que fazem um gravíssimo estrago. Um enfisema pulmonar não tem volta", alerta. 

Saúde e meio ambiente: por que proteger florestas é proteger a vida?
Saúde com ciência

03/06/2025 - Saúde e meio ambiente: por que proteger florestas é proteger a vida?

Com as temperaturas cada vez mais altas e os eventos extremos cada vez mais presentes na rotina, para falar de saúde é também necessário falar de mudanças climáticas. Capaz de moldar o bem-estar coletivo, o clima pode afetar a qualidade da água, a segurança alimentar e a saúde mental de todas as pessoas.O desequilíbrio ambiental ainda implica na transmissão de doenças e na poluição do ar. Nesta edição de Saúde Com Ciência, a comentarista Ethel Maciel reflete a ligação entre a natureza e uma vida saudável. A pós-doutora em Epidemiologia ainda comenta o convite que recebeu para ser Enviada Especial da Saúde na COP 30, neste ano. Ouça a conversa completa!

Sarampo: uma pessoa infectada pode contaminar até outras 18 saudáveis
Saúde com ciência

27/05/2025 - Sarampo: uma pessoa infectada pode contaminar até outras 18 saudáveis

O Departamento de Saúde de Nova Jersey fez um alerta aos moradores sobre exposição ao vírus do sarampo depois que uma pessoa com a doença compareceu ao show da cantora Shakira nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Saúde, foi identificado um caso de sarampo em uma pessoa de fora do estado que compareceu ao show. O estádio tem capacidade para 82 mil pessoas.Segundo informações do "G1", o alerta informa que as pessoas que estiveram expostas devem ficar atentas pois podem desenvolver sintomas até 6 de junho de 2025. O vírus se espalha por via aérea quando o infectado tosse ou espirra e ele pode permanecer no ar por até duas horas. Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel alerta que uma pesssoa contaminada com sarampo pode infectar outras 18 saudáveis. Ouça a conversa completa!

Gripe aviária: esclareça suas dúvidas sobre a doença!
Saúde com ciência

20/05/2025 - Gripe aviária: esclareça suas dúvidas sobre a doença!

O Brasil registrou o 1º foco de gripe aviária em uma granja comercial na última quinta-feira (15), em Montenegro (RS). Essa doença circula no mundo desde 2006, mas só chegou ao Brasil em 2023. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, disse o Ministério da Agricultura. "O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", reforçou. Vale destacar que o Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos. "Até o momento, não há casos confirmados de infecção humana pelo vírus, nem casos em investigação no país", informou o Ministério da Saúde. Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Por que dizer, afinal, sim à vacina contra a gripe? Especialista explica!
Saúde com ciência

13/05/2025 - Por que dizer, afinal, sim à vacina contra a gripe? Especialista explica!

Aconteceu no último sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A ação aconteceu de forma simultânea em 72 municípios do Espírito Santo. Mas os números ainda preocupam. Segundo dados do painel Vacina e Confia, durante todo o dia, 24.103 pessoas foram imunizadas contra Influenza, alcançando uma cobertura vacinal ainda de 26.35%. A comentarista Ethel Maciel, no "Saúde Com Ciência", alerta: é preciso entender, na prática, o objetivo da vacina. Algumas vacinas têm a função de proteger contra a infecção e outras têm a função de proteger contra a gravidade da doença."Há uma estratégia embasada na ciência para a escolha dos grupos pelo PNI; a vacina contra gripe protege contra casos graves; e há um sistema de vigilância dos vírus que monitora e informa quais vírus estão circulando – sendo essas informações utilizadas para aprimorar as vacinas. Se você ainda não está convencido da importância da vacina, digo ainda mais uma: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 5% a 10% da população mundial é infectada com o vírus influenza a cada ano, o que equivale a pelo menos 1 bilhão de pessoas anualmente. Destas, entre 3 a 5 milhões podem desenvolver sintomas graves, e até 650 mil podem morrer - a maioria nos grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde", explica. Ouça a conversa completa!

Canetas emagrecedoras e a decisão da Anvisa de reter a receita médica; entenda!
Saúde com ciência

07/05/2025 - Canetas emagrecedoras e a decisão da Anvisa de reter a receita médica; entenda!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em 16 de abril, que será obrigatória a retenção de receita médica para venda de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, que são usados para o emagrecimento. A decisão passará a valer 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), como uma alteração na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 471/2021, que dispõe, entre outras coisas, sobre a prescrição e controle de medicamentos. A decisão foi tomada pela Anvisa depois da divulgação de uma carta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na qual os médicos defendiam a necessidade de um maior controle na prescrição desse tipo de medicamentos. Em seus votos, os diretores da agência destacaram que existe a necessidade de proteger a população do uso abusivo desses medicamentos. Nesta edição do "Saúde Com Ciência", a comentarista Ethel Maciel fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Vacina contra chikungunya: o que se sabe sobre o novo imunizante!
Saúde com ciência

22/04/2025 - Vacina contra chikungunya: o que se sabe sobre o novo imunizante!

Tem novidade na programação da CBN Vitória! A comentarista Ethel Maciel – enfermeira, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – está de volta à programação, trazendo como destaque assuntos relacionados a saúde e novas pesquisas científicas que impactam no dia a dia e bem estar na população. O destaque, desta vez, é a aprovação da vacina contra chikungunya.